sábado, 25 de agosto de 2012

APÓS QUASE SETE MESES, MINHA ESPOSA SENTE O GOSTO DE UMA COMIDINHA DE "PANELA"




Prezados, como havia falado, hoje, a fonoaudióloga deu pirão de peixe a Gecélia, durante a sessão. 

Pra mim, a emoção só não foi maior, porque eu estava levando Rafael ao médico, quando ela chegou. Aí, não pude acompanhar. Mas eu liguei pra nossa diarista e perguntei se Gecélia havia comido o pirão. Ao dizer que sim, veio em mim uma emoção, uma série de lembranças das noites quando Gecélia passava acordada, quando falava com dificuldade, e me pedindo para comprar comida da Habibs pra ela... era proibido, devido ao risco de broncoaspiração, mas algumas poucas vezes, eu não aguentava, e transgredia as regras... Até na UTI Semi intensiva, ela pedia comida, pois não aguentava mais deixar a saudade dos gostos de pratos deliciosos que ela sempre gostou. Parei de lhe dar comida em Jan/2012, depois de levar muita reclamação dos médicos.

Depois que ela não conseguia mais falar, apenas gritar e chorar, os pedidos desapareceram verbalmente. Mas me doía no fundo de minha alma quando eu ouvia seus gritos, pois sabia que muitas vezes era ela querendo comer algo. Mas eu não dava. Ela já estava com a sonda, se alimentando de dieta.

Por isso que toda vez que eu vou a algum lugar e paro pra comer algo, vêm a mim todas estas lembranças... eu olho pra comida e me vem aquele vazio, por ela não estar junto a mim... muito difícil mesmo!

Ao chegar em casa, de home care, Gecélia estava tão mal da deglutição que tiveram que trazer tubos de oxigênio para aspirar sua saliva. Isso foi feito em Abril deste ano. A partir de maio, ela foi diminuindo a necessidade, até não utilizar mais. Já faz uns dois meses que ela não é aspirada, e isso é devido a uma melhora na deglutição.

Agora, quase sete meses depois, Gecélia prova o gosto de um delicioso pirão de peixe... ela adora!

Quando eu estiver comendo algo diferente, poderei lembrar que minha esposa começou a comer coisas que ela gostava. Ainda que, em quantidades muito pequenininhas: ela comeu apenas 3 colheres de sopa do pirão. A fono não gosta de forçar muito, pois tem os exercícios, a gaze molhada para umedecer o interior da boca e ainda o sorvete.

Mais foi um bom retorno às comidas de panela.

Espero um dia que ela possa voltar a usufruir dos belos pratos que ela apreciava: sushi, camarão, caranguejo, lasanha, etc.

Paz a todos.
Gecélia Luna, esposo de Samuel Luna.

Obs 1: a foto é ilustrativa... não foi desse pirão que Gecélia comeu não, viu? Rs...

Obs 2: Pra quem não sabe, a sonda gástrica de que tanto falo é uma coisa bem simples, viu? Trata-se de uma mangueirinha com uns 15cm de comprimento, com uma válvula na ponta, tipo um "encaixe". 
Do outro lado, há uma espécie de balão inflável. A sonda é colocada através de uma endoscopia cirúrgica, onde passam um tubo com uma câmera pela boca, até chegar ao estômago. Depois, fazem um pequeno furo na parede estomacal, liberando o caminho para a entrada da sonda. Após a colocação da mesma, eles inflam o balão, e com isso, a sonda não sai mais (se bem que Gecélia tirou umas duas vezes, quando estava no hospital).
Esta sonda, que muitos consideram perigosa por riscos de infecção, é o contrário: tem sido de muita utilidade para Gecélia, pois enquanto não a utilizava, ela tinha que tomar remédios triturados na água... gosto horrível só de lembrar. E hoje, tanto a dieta quanto a medicação é pela sonda, e pela boquinha dela só vão coisas que ela gosta, como sucos, sorvetes, e agora... pirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário